Iniciar um processo de mudança para controlar a ansiedade é um passo corajoso e muitas vezes necessário. A intenção é criar estrutura, organização e, quem sabe, um pouco mais de calma em meio ao caos mental.
No entanto, a realidade pode ser um tanto irônica: ao tentar se organizar, acabamos criando um ciclo de pressão e frustração.
A prática de "fazer listas de listas" é um exemplo perfeito dessa ironia. Em vez de simplificar a vida, acabamos nos perdendo em uma enxurrada de tarefas que parecem nunca ter fim. A ansiedade, que deveria ser controlada, acaba sendo alimentada pela expectativa de completar aquelas listas. Cada item não riscado se transforma em um lembrete daquilo que ainda não foi feito, intensificando a pressão e a sensação de inadequação.
Essa frase também nos lembra da importância de sermos gentis conosco mesmos. Às vezes, a busca por controle e mudanças, pode se tornar uma armadilha. Em vez de se sentir culpado por não completar todas as tarefas, talvez seja mais saudável reconhecer que a vida é cheia de imprevistos e que está tudo bem não conseguir fazer tudo.
E se, ao invés de fazer listas intermináveis, fizermos uma lista de pequenas conquistas diárias? Ou, quem sabe, nos permitirmos um dia sem listas? O importante é encontrar um equilíbrio que funcione para nós, onde possamos cuidar da nossa saúde mental sem nos sobrecarregar.
Dificuldades com ansiedade , e iniciar mudanças ?
Eu posso ajudar !