Uma relação complexa !
A bipolaridade e a depressão são condições de saúde mental que muitas vezes podem ser confundidas, mas têm características distintas, embora estejam inter-relacionadas.
Bipolaridade é um transtorno que se caracteriza por oscilações de humor extremas, que vão desde episódios de euforia intensa (mania ou hipomania) até episódios de depressão profunda. Durante os episódios maníacos, a pessoa pode se sentir extremamente energizada, ter uma autoestima elevada, e apresentar comportamentos impulsivos. Por outro lado, durante os episódios depressivos, a pessoa pode experimentar tristeza intensa, falta de energia, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e até pensamentos suicidas.
Depressão, por sua vez, é um transtorno de humor que se manifesta principalmente através de sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e falta de motivação. Pode ocorrer de forma isolada ou ser um dos componentes dos episódios depressivos em indivíduos com transtorno bipolar.
A relação entre a bipolaridade e a depressão é complexa. Muitas pessoas com transtorno bipolar experimentam episódios de depressão que podem ser tão graves quanto aqueles em indivíduos que sofrem de depressão unipolar.
É importante que tanto a bipolaridade quanto a depressão sejam tratadas com seriedade e acompanhamento profissional.
Cuide de sua saúde mental !
Marque o seu horário.