Ele pode atrapalhar o seu controle !
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição complexa que envolve a presença de obsessões – pensamentos intrusivos e angustiosos – e compulsões, que são comportamentos repetitivos realizados para tentar aliviar a ansiedade gerada por essas obsessões.
Para muitos que convivem com o TOC, o estresse pode ser um gatilho poderoso que desencadeia crises e intensifica os sintomas.
Quando uma pessoa está sob estresse, seu corpo ativa o sistema nervoso simpático, resultando em uma resposta de “luta ou fuga”. Essa resposta aumenta a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, que pode afetar a atividade cerebral e exacerbar as obsessões.
Em momentos de estresse elevado, os pensamentos intrusivos podem se tornar mais frequentes e intensos, fazendo com que a pessoa sinta uma pressão ainda maior para realizar suas compulsões.
Ele pode levar a crises de ansiedade, nas quais a necessidade de realizar rituais se torna quase insuportável.
Além disso, o estresse pode diminuir a capacidade de uma pessoa de usar estratégias de enfrentamento saudáveis, tornando mais difícil resistir às compulsões.
Situações estressantes, como mudanças na rotina, problemas de relacionamento ou pressões no trabalho, podem criar um ambiente propício para a manifestação dos sintomas do TOC.
É fundamental que pessoas com TOC aprendam a identificar os sinais de estresse e desenvolvam maneiras eficazes de gerenciá-lo.
Dificuldades para ficar controlado diante do estresse ?
Marque o seu horário, usando o link na minha Bio !