Blog

O Mecanismo

por trás da dependência química

A dependência química é um processo complexo que afeta profundamente o cérebro. Ela ocorre quando substâncias químicas modificam o sistema de recompensa do cérebro, uma rede neural que regula nossas sensações de prazer, motivação e instinto.
 As substâncias que causam dependência, como álcool e drogas, estimulam a liberação maciça de neurotransmissores, como a dopamina, gerando uma intensa sensação de euforia. Este é o principal mecanismo pelo qual estas substâncias se tornam agradáveis e atraentes.
 O cérebro associa essa sensação de prazer à substância consumida, criando uma forte ligação que leva à compulsão para buscar e usar a substância novamente.
 Com o uso contínuo, o cérebro se acostuma com essa alta produção de dopamina e reduz a sua produção natural. A pessoa fica então cada vez mais dependente da substância para sentir prazer, esse processo é conhecido como tolerância. Assim, para sentir o mesmo prazer, o indivíduo precisa consumir cada vez mais da substância.
 Por outro lado, a ausência da substância pode levar a sintomas desconfortáveis de abstinência, reforçando o desejo de usar novamente. Além disso, como a produção natural de dopamina é reduzida, atividades anteriores prazerosas podem parecer menos gratificantes.
 Lembre-se, a dependência química é uma doença, não uma escolha ou falha de caráter. Se você ou alguém que conhece está lutando contra a dependência, é importante procurar ajuda profissional.
.
——————————————————
DRA. ROBERTA BRITO
NEUROPSICÓLOGA
(11) 96032-0284
Rua Serra de Juréa, 134 - Sala 03 - São Paulo - SP

AnteriorA chave
PróximoMudanças consistentes
Meses dos Posts
Tags

Vem cuidar da sua saúde Mental

Irei retornar confirmando o seu horário